Relatório

IA no Setor Financeiro:

Paralelos entre o PL 2.338/2023 e a regulação setorial dos serviços financeiros no Brasil.

faça o download

O ITS trata dados pessoais de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18). Leia a nossa política de privacidade.

É evidente que a inteligência artificial (IA) está por toda parte, inclusive nas atividades do setor financeiro. Dado o potencial de efeitos relevantes na vida das pessoas e no bom funcionamento do sistema financeiro nacional como um todo, é necessário que o ecossistema de regulatório setorial esteja em harmonia com uma potencial regulação gerak da IA no Brasil. 


No relatório "IA no Setor Financeiro: O PL 2.338/23 e a regulação dos serviços financeiros no Brasil", abordamos os desafios e oportunidades da regulação da IA no Brasil, com foco no setor financeiro. O objetivo é analisar as possíveis sobreposições e conflitos entre o Projeto de Lei 2.338/2023 e a regulação setorial existente, oferecendo uma visão de como harmonizar as diferentes normas para promover a inovação e gerir os riscos associados ao uso da IA no país. 


O relatório destaca os mecanismos de governança multissetorial, revisa as regras aplicáveis a sistemas de IA no setor financeiro e compara modelos de regulação de IA adotados nos Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido, elucidando lições importantes para o Brasil. Destinado a legisladores, reguladores, instituições financeiras, acadêmicos e desenvolvedores, o estudo oferece recomendações práticas para alcançar um equilíbrio entre inovação e segurança regulatória.


Para acessar o relatório sem fornecer seus dados, clique aqui.

2020 | R. da Assembléia, 10, 40º andar, sala 4011 - Centro, RJ