O metaverso promete revolucionar a vida das pessoas e ser a maior novidade da Web 3.0. Trabalhar, socilizar, comprar, momentos de lazer... tudo isso não será mais o mesmo nesse novo universo digital. No entanto, essa inovação também apresenta pontos complexos, como segurança do usuário, questões de privacidade e moderação de conteúdo.

O diVerso tem a missão de estudar o impacto dessa tecnologia na sociedade, com o objetivos de amenizar os pontos negativos e potencializar os positivos. Queremos garantir que o Brasil, a América Latina e o Sul Global se beneficiem das oportunidades oferecidas pelo metaverso em suas variadas dimensões.

OBJETIVO

Com o objetivo de mobilizar os atores interessados em contribuir com essa empreitada a partir de um ponto de vista multissetorial, o ITS Rio está estruturando o diVerso, um laboratório de estudos sobre o metaverso com três missões transversais:


Fomentar uma comunidade multissetorial de especialistas

Investir na capacitação de seus integrantes (capacity building)

Estabelecer uma agenda de discussões e pesquisas na América Latina

Conheça os eixos de pesquisa

1

JURISDIÇÃO E REGULAÇÃO

Este eixo debate como fica a questão da regulação do metaverso. Precisamos levar em consideração que vão existir diferentes metaversos e que não há limites geográficos nesses espaços virtuais .

2

DEMOCRACIA E GOVERNANÇA

É possível tornar o metaverso um lugar democrático? O objetivo é estudar os anseios políticos e sociais que vão surgir nesse espaço, analisar os mecanismos de governança a serem aplicados e pesquisar como esse novo universo vai impactar os sistemas democráticos que já existem. 

3

ECONOMIA E PROPRIEDADE

A economia do metaverso deve ser dominada por conteúdos, produtos e serviços digitais. Além disso, novos mercados, que se estendem de serviços de saúde a entretenimento, devem surgir. Porém, a escassez artificial deve replicar a desigualdade socioeconômica do mundo 'real’, como criar um espaço sem exclusão?

4

DIVERSIDADE E SEGURANÇA

Queremos estudar o que já vem sendo feito para proteger pessoas de conteúdos e comportamentos indevidos no ciber-espaço. Além disso, iremos analisar as mudanças necessárias para mais inclusão de mulheres, pessoas negras, crianças e adolescentes neste novo ambiente virtual.

5

MODERARAÇÃO 3.0

O objetivo é estudar as políticas e os termos de uso do metaverso e a melhor forma de implementar essas regras pelas diferentes plataformas digitais. O tema é complexo, uma vez que será necessário moderar não apenas conteúdo, mas também, por exemplo, os gestos dos avatares e o próprio ambiente customizado pelos usuários.

6

IDENTIDADE E TRABALHO

O metaverso vai permitir a criação de novos cargos e, por consequência, novas dinâmicas trabalhistas. Precisamos analisar os desafios e as oportunidades para a regulação do trabalho nesse ambiente digital.

Example text content..

PARTICIPE

Você tem interesse em estudar e dividir conhecimento sobre o metaverso?

Nós acreditamos muito no poder da troca e queremos que você faça parte da nossa comunidade sobre essa novidade da tecnologia.
Vamos aprender juntos tudo que envolve esse novo e promissor universo digital. Cadastre-se aqui do lado!

CADASTRE-SE PARA RECEBER CONTEÚDOS SOBRE METAVERSO:

O ITS trata dados pessoais de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18). Leia a nossa política de privacidade.

PRIVACIDADE

Acesse os conteúdos sem fornecer os seus dados


Nós somos cuidadosos com a sua privacidade. Então, caso deseje apenas acessar o nosso relatório mais recente, basta clicar no botão abaixo.
Clique aqui

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade.

Todos os direitos reservados.