QUANDO | 4, 6, 11 e 13 de agosto
ONDE | o curso é online
PARA QUEM | jornalistas e profissionais da comunicação
Em contexto eleitoral, a inteligência artificial generativa traz novos desafios para jornalistas e profissionais da comunicação:
deepfakes, conteúdos sintéticos, desinformação, automação e uso indiscriminado de IA em campanhas passam a exigir mais preparo e responsabilidade.
O curso gratuito Jornalismo.IA: eleições na era da inteligência artificial foi pensado para quem deseja compreender os impactos da IA na cobertura eleitoral, aprender a lidar com riscos informacionais e refletir sobre práticas éticas, transparentes e responsáveis no jornalismo.
Uma formação para acompanhar as transformações da informação e fortalecer a atuação jornalística diante das eleições de 2026.
04 de agosto │ 19h às 20h30
Aula 01 – IA e informação: o que muda para o jornalismo em democracias?
Como a inteligência artificial está transformando a produção, a circulação e o consumo de informações? De que maneira essas tecnologias estão remodelando o ecossistema midiático, alterando a dinâmica das redações, das plataformas digitais e influenciando o debate público? Quais oportunidades e desafios surgem para o jornalismo, para a confiança nas informações e para a integridade da informação?
A aula apresenta os principais conceitos relacionados à inteligência artificial e analisa seu impacto sobre o ecossistema informacional contemporâneo. A partir de exemplos nacionais e internacionais, serão debatidos os efeitos dessas transformações sobre a formação da opinião pública, a circulação da desinformação, a atividade jornalística e o fortalecimento das instituições democráticas, oferecendo uma base conceitual para compreender os desafios que serão aprofundados ao longo do curso.
PROFESSORES
Ester Borges (Momentum Journalism and Tech Task Force) e Fabro Steibel (ITS Rio)
Ester Borges é cientista política e diretora de pesquisa da Momentum Journalism and Tech Task Force, iniciativa global baseada no Brasil com objetivo de produzir pesquisa e incidir sobre temas relacionados a sustentabilidade do jornalismo na era digital.
Fabro Steibel é PhD afiliado ao Berkman Klein Center na Universidade de Harvard. Também é um fellow em governo aberto pela Organização dos Estados Americanos, com pós-doutorado pela Universidade das Nações Unidas, doutorado pela Universidade de Leeds, e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia em San Diego. Foi membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados da ANPD, consultor do G20 e é diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS).
06 de agosto │ 19h às 20h30
Aula 02 – Como a IA tem sido usada nas redações?
Como a inteligência artificial está modificando as rotinas de produção, apuração, análise e distribuição de notícias? Quais oportunidades essas ferramentas oferecem para a cobertura eleitoral e quais riscos podem comprometer a qualidade da informação? Como utilizar IA de maneira ética, transparente e compatível com os princípios da prática jornalística? Como pensar códigos de conduta para jornalistas e redações?
A aula apresenta aplicações práticas da inteligência artificial no jornalismo, discutindo automação, pesquisa, análise documental, assistência à produção de conteúdo e diretrizes para um uso responsável dessas tecnologias.
PROFESSORES
Jade Drummond (Núcleo Jornalismo) e Victor Vicente (Redes Cordiais)
Jade Drummond é Jornalista, especialista em produção de conteúdo digital e Diretora Executiva do Núcleo Jornalismo, veículo independente dedicado a investigar o impacto da tecnologia na sociedade. Responsável pelo gerenciamento de diversas iniciativas do Núcleo, liderou o projeto vencedor do prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria de Inovação e Experimentação em 2022. Foi bolsista do programa ICFJ Emerging Media Leaders em 2023, em Washington D.C. e Nova Iorque, com passagem pelo The Verge. Foi consultora de comunidade e repórter do Fórum de Reportagem sobre a Crise Global de Saúde do ICFJ. Antes disso, trabalhou como repórter freelancer, estrategista digital e assessora de comunicação.
Victor Vicente é diretor de projetos do Redes Cordiais. Ele é doutor em ciências da comunicação (USP), com período como pesquisador visitante no centro CARISM, sediado na Université Paris-Panthéon-Assas. Também é mestre em comunicação e cultura (UFRJ). Autor de um livro didático sobre educação digital, aprovado pelo MEC no PNLD 2026-2029. Atua na sociedade civil organizada, com causas relativas a direitos humanos na internet, há mais de dez anos, com passagens pelo Instituto Vero, Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e MediaLab.UFRJ.
11 de agosto │ 19h às 20h30
Aula 03 – Verificação jornalística e IA: novas tecnologias, mesmos protocolos?
Como identificar conteúdos produzidos ou manipulados por inteligência artificial? Quais metodologias e ferramentas podem auxiliar jornalistas na verificação de imagens, vídeos, áudios e textos sintéticos? Como estabelecer protocolos de checagem rápida durante a cobertura eleitoral e evitar a amplificação de campanhas de desinformação?
A aula apresenta técnicas de investigação digital, métodos de verificação de conteúdo, princípios de fact-checking e boas práticas internacionais para a cobertura de eleições em um ambiente marcado pela inteligência artificial generativa. Os participantes conhecerão estratégias para reconhecer manipulações, avaliar a confiabilidade de fontes, utilizar ferramentas de análise e incorporar procedimentos de verificação em suas rotinas de trabalho, fortalecendo a qualidade e a credibilidade da cobertura jornalística.
PROFESSORES
Cristina Tardáguila (Agência Lupa) e Clara Becker (Redes Cordiais)
Cristina Tardáguila é jornalista e luta contra a desinformação desde 2014. Fundou a Agência Lupa, o maior hub de fact-checking do Brasil, e hoje lidera as equipes de Inteligência e Formação da empresa. Tardáguila estudou Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez mestrado em Jornalismo na Universidad Rey Juan Carlos na Espanha, e MBA em Marketing Digital na Fundação Getulio Vargas (FGV-Rio). Ao longo de sua carreira como repórter e editora, trabalhou para O Globo, Folha de S.Paulo, Globo.com e revista piauí. Foi Diretora Adjunta da International Fact-Checking Network, no Poynter Institute, e Diretora Sênior de Programas no International Center for Journalists. Coordenou o maior projeto colaborativo de checagem do mundo, a #Coronavirus Alliance, e, junto com outros fact-checkers, foi indicada ao Nobel da Paz em 2021.
Clara Becker é uma das fundadoras do Redes Cordiais, é formada em Comunicação Social pela PUC-RJ e em Letras pela UFRJ. Passou pelas revistas Piauí e Veja Brasília e, nos últimos anos, especializou- se em combate à desinformação atuando na Lupa, a primeira agência de fact checking brasileira. É co-autora dos livros The Football Crónicas, editado pela Ragpicker Press e Los Malos da Universidad Diego Portales.
13 de agosto │ 19h às 20h30
Aula 04 – O que esperar do uso de IA nas eleições de 2026?
Como a inteligência artificial está sendo utilizada em processos eleitorais ao redor do mundo? Quais normas disciplinam o uso dessas tecnologias em campanhas, propaganda política e circulação de informações no cenário internacional e no Brasil? Quais são os principais debates sobre regulação, governança e integridade eleitoral diante do avanço da IA?
A aula apresenta uma visão comparada das experiências internacionais e do marco regulatório brasileiro aplicável às eleições de 2026. Também serão discutidos casos concretos de uso da inteligência artificial em campanhas eleitorais, seus impactos sobre a comunicação política, a produção e disseminação de conteúdos sintéticos, a desinformação e os desafios para a cobertura jornalística e a proteção da integridade do processo democrático.
PROFESSORES
Daniel Biasetto (O Globo) e João Victor Archegas(ITS Rio)
Daniel Biasetto é editor do jornal O GLOBO desde 2010, especializado em reportagens investigativas em Política e responsável pela cobertura da questão indígena e suas relações com o Meio Ambiente. É um dos coordenadores do grupo de checagens Fato ou Fake juntamente com TV GLOBO, g1, Valor, CBN e Extra. É formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (SP), pós-graduado em Jornalismo Social (PUC-SP), Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Mestre e Doutorando do Programa de Sociologia e Comunicação Social da Universidad de Salamanca (Espanha). Trabalhou por quase 10 anos no jornal O Estado de S.Paulo como editor assistente, e atuou como repórter especial na redação da Veja e no site Terra, em São Paulo, e editor das revistas Discutindo Literatura, Discutindo Língua Portuguesa e Discutindo Filosofia (Editora Escala Educacional). Agraciado com a medalha Oswaldo Cruz da Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública pela cobertura da pandemia de Covid-19 entre povos indígenas. É vencedor da 14ª Edição do Prêmio GDA de Jornalismo (2025) como a melhor investigação da América Latina; vencedor do II Concurso Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário em 2025 e finalista do Prêmio Rei de Espanha de Jornalismo 2026.
João Victor Archegas é Coordenador de Direito e Tecnologia no ITS. Professor de Direito na FAE. Bacharel e Mestre em Direito pela UFPR. Mestre em Direito (Master of Laws) pela Harvard Law School, onde foi Gammon Fellow de excelência acadêmica e recebeu bolsa da instituição. Autor do livro “Constitucionalismo Digital: Limites Constitucionais na Nova Fronteira do Poder”. Tem interesse por governança digital, regulação de novas tecnologias, moderação de conteúdo e constitucionalismo digital.
2026 | R. da Assembléia, 10, 40º andar, sala 4011 - Centro, RJ